O que é Homeschooling?

Educação Domiciliar, em síntese. Constitui-se da prática de ensinar as crianças no seio familiar, em casa. Os pais, em geral, são os professores para a maioria das disciplinas e algumas crianças fazem cursos alternativos de línguas, artes, esportes, dentre outros. A família escolhe o que será estudado, escolhendo sua filosofia, sua metodologia, seus horários e o seu currículo, tudo baseado numa análise individual da criança. A propósito essa é uma das grandes virtudes do homeschooling, permitir olhar com atenção e individualidade para a criança atendendo seus interesses e dificuldades. Dessa forma o aprendizado se estabelece de forma rápida e eficiente.

Vale lembrar que a escola é um advento recente na humanidade. Antes dela todas as crianças eram educadas em seu lares. Mas também devo ressaltar que nos últimos anos o homeschooling tem ganhado notoriedade com a adesão de cada vez mais famílias sendo praticado em vários países.

Qual a motivação?

Cada família tem a sua razão para optar pelo homeschooling. Dentro das principais razões estão a insatisfação com o ensino público, o desejo de passar para os filhos valores e ideologias morais, religiosas, culturais e etc. de acordo com o que a família acredita, a crença de que em casa a criança terá o seu potencial melhor estimulado e consequentemente se desenvolverá mais, o desejo de conviver mais e construir laços familiares mais fortes, a flexibilidade de horários, métodos, pedagogias e filosofias para atender os desejos e necessidades da família favorecendo um ensino adaptado que atende o desenvolvimento particular da criança.

Por que nossa família escolheu o homeschooling?

Por que é um prazer dividir conhecimentos com o nosso pequeno e vê-lo aprendendo, construindo conhecimento.

Aslan passou dois anos na escola e sempre fizemos atividades direcionadas em casa, mesmo quando não conhecíamos o homeschooling. Soubemos sobre ele ano passado e, a partir de então, educar em casa passou a ser uma possibilidade pra nós. Avaliamos nossas condições (intelectuais, emocionais, técnicas, estruturais, etc) e resolvemos aderir ao homeschooling em horário integral (ele não vai à escola).

Daí veio o nome do blog, Homeschooling Integral, e, também, filosoficamente, pela ideia de integridade do homeschooling, de ser íntegro, na íntegra, por ser inteiro, por haver doação e entrega completa dos pais no envolvimento com os filhos. Pelo amor que se tem, pelo prazer que é educar e ver seu filho aprender, se desenvolver e crescer assim tão pertinho, tendo você como mentor principal, sendo a família a maior responsável por todas essas conquistas. ❤