whatsapp-image-2017-02-08-at-10-49-48

Que tal evitar o famoso “mamãe, espera só mais um pouquinho” e ainda ensinar as horas de um jeito divertido? Aqui em casa virou mania. O pequeno, de 4 anos, não desgruda mais, conferindo as horas e qual a próxima atividade. Agora é ele quem vem me avisar: “mamãe, é hora de estudar”. <3

O objetivo desse relógio lindinho é, além de ensinar as horas no relógio analógico,  criar uma rotina com a criança, estimulando assim a disciplina e o autodidatismo.

Sem delongas, vamos ao material:

  • Isopor 36x56x2cm
  • Papelão 30x50cm (escolha um bem firme que não dobre facilmente)
  • E.V.A (pelo menos uma folha inteira de, no mínimo, 35x55cm – para cobrir o papelão – na cor da sua escolha + meia folha para moldura dos relógios + diversos retalhos coloridos)
  • Máquina de relógio analógico à pilha, com ponteiros
  • Imagens de livros ou impressas para plaquinhas de atividades
  • 2 moldes de relógio.
  • caixa de brinquedo pequena para fazer suporte de atividades
  • Papelão ondulado decorativo 45x65com (pode ser tecido, feltro, ou qualquer outro material. Servirá para cobrir o isopor.
  • Papel premium glossy (fotográfico), Papel branco cintilante para cartão (opcional)
  • Tesoura, estilete, cola de silicone fria (pode ser cola quente também)

A regra é: adapte e aproveite tudo que já tiver em casa. A única coisa obrigatória dessa lista é a máquina de relógio para que ele possa funcionar. Se você tiver um relógio em casa que não use tanto, pode aproveitar e desmontar pra usar só a máquina, ou mesmo usá-lo inteiro. Caso prefira comprar, essa maquininha é vendida separadamente. Aqui em recife custou R$3,00.

Vamos fazer? O passo a passo está na descrição das imagens em ordem sequencial (a legenda pode não funcionar em dispositivos móveis).

Boa sorte e beijinhos.

Separe os materiais, imprima tudo que for usar.

Corte o papelão na medida indicada. Ele pode ser cortado de uma caixa (a de TV, Ar-condicionado, micro-ondas etc são bem durinhas)

Cubra com o E.V.A passando cola em toda a superfície do papelão. Nesse E.V.A ficarão os velcros para atividades, ele precisa estar bem colado para não soltar e rasgar.

Corte o Isopor. Ele pode ser substituído por um papelão também, ou uma caixa estreita.

O objetivo desse Isopor é criar um espaço atrás para encaixar a máquina do relógio, senão ficará desnivelado.

Cubra com o papelão ondulado, fazendo os vincos com uma régua pra que ele dobre certinho.

Cole as duas partes. Marque e faça um furo (usei uma chave de fenda). Meça a partir da borda esquerda da parte beje 14cm na horizontal e 15cm na vertical e fure até sair do outro lado no isopor.

Encaixe o pino do relógio no furinho que fez e contorne toda a máquina riscando o isopor com uma canetinha.

corte no traçado do contorno com um estilete e retire essa parte do isopor para encaixar a maquininha

Encaixe e atarrache bem para que a porca finque no E.V.A e não sobressaia formando um relevo na parte de cima do relógio.

Ficará assim.

Corte a caixinha de brinquedo. Essa tem 18 cm de comprimento. Cortei a parte trás e sua largura ficou 3cm

pode ser qualquer caixa, mas de preferência com um papelão mais duro. Uma caixa de creme dental pode servir. Ou você pode fazer uma usando 4 partes de papelão (2 partes 3x18cm para frente e fundo. E 2 partes 3x3 para as laterais. Una com fita para formar a caixa.

Cubra com E.V.A

Cole uma imagem decorativa em um E.V.A. Essa eu retirei de um livro e plastifiquei com fita adesiva transparente para ficar mais resistente à umidade.

Imprima 2 moldes do relógio.

Segue o molde. Indico copiar e colar (fiz no word), recortar as letras deixando apenas a imagem e ajustar a medida para 17x17. Imprima em papel fotográfico.

Recorte 2 círculos de E.V.A 18,5x18,5cm

Cole os relógios nos círculos.

E faça um furo em apenas um deles

Cole as peças em seus lugares. Recorte 12 bolinhas de velvro do lado mais crespo (o que gruda) e cole ao lado das horas

Faça ponteiros de E.V.A (O maior com 7,5cm. O menor com 6cm) Cole Bolinha de velcro crespo no centro do relógio. No vermelho um velcro fofinho em baixo e um crespo em cima. No azul cole um velcro fofinho em baixo e em cima uma bolinha amarela de E.V.A para finalizar.

Vamos fazer as plaquinhas. Recorte círculos de E.V.A 4x4cm.

Recorte círculos de papel cartão branco 3x3. Você pode substituir por papel fotográfico ou qualquer papel neutro. O objetivo é deixar o E.V.A mais durinho, com mais estrutura, mas você também pode optar por não usar esse círculo.

Cole o círculo branco em cima do E.V.A e a imagem em cima do círculo branco. Cole bolinhas de velcro fofinho embaixo do E.V.A.

Faça as atividades de acordo com a rotina da criança. Sugiro deixar uns em branco para indicar "tempo livre/a criança escolhe o que fazer" ou para colar atividades que apareçam depois. As imagens podem ser retiradas de livros e revistas (plastifique os dois lados com fita adesiva trans...

As atividades que não estarão sendo usadas ficam dentro da caixinha.

Fixe os ponteiros do relógio analógico e coloque a pilha.

Prontinho.


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

3 thoughts on “Relógio Interativo para Rotina (passo-a-passo)”

Taise Martins de Araujo · 11/02/2017 at 12:49

Amei o post! obrigada por compartilhar! to anotando tudinho aqui pra fazer!
super beijo

Atividades domésticas – Homeschooling Integral · 09/02/2017 at 15:30

[…] hoje foi dia de ajudar a mamãe no almoço.  O relógio interativo fez tanto sucesso aqui que agora ele anda de olho na hora de tudo e deduziu que se às 12h […]

Mercúrio – Maquete Sistema Solar – Homeschooling Integral · 21/03/2017 at 21:58

[…] estudando noção de tempo, com uso do calendário e relógio – lembram do Relógio Interativo para Rotina? Tem sido bastante útil. E ele “domesticou” um calendário que achou perdido. Tem […]

Deixe uma resposta

Related Posts

Brinquedos Educativos

CORPO HUMANO EM FELTRO – MOLDES

Inaugurando o blog, eis o primeiro projeto concluído. Corpo humano em feltro pras aulinhas de ciências. Os órgãos são removíveis, com velcro para fixação. Quem quiser se aventurar também, seguem materiais e moldes.

Brinquedos Educativos

Mercúrio – Maquete Sistema Solar

O nosso tema de estudo nessa aula foi menor de todos os planetas do Sistema Solar e um dos quatro planetas telúricos: Mercúrio. Falamos sobre suas principais características e produzimos o planeta em isopor para a construção de uma maquete ao final do Projeto.

Matemática

Contagem e Soma até 10

Vi essa atividade com pegadores de roupa na internet e achei maravilhosa. Por sorte eu tinha um pacote de pegadores aqui 🙂 Ele amou e é o tipo de “brinquedo” que ele pede pra brincar Read more...