Depois que comecei a compartilhar meu planejamento anual, várias mães me procuraram com dúvidas sobre ele, ou mesmo sem ter noção de como começar um planejamento próprio. E era assim que eu me sentia antes de conseguir colocar as ideias em ordem e no papel: completamente perdida. Depois de ver o planejamento de algumas mães, foi que pude pensar numa estrutura própria e adequada ao meu filho, de 4 anos.

Sim, cada criança é diferente e, por isso, é bem provável que você não consiga usar nem o meu, nem nenhum outro planejamento na íntegra. Vai ter que adaptar! Idade, interesses, conhecimentos já adquiridos, habilidades, ritmo, tempo da família disponível para o estudo, horário do dia em que a criança “rende” melhor… Tudo. Tudo mesmo, deve ser levado em conta na hora de um planejamento. No entanto, resolvi compartilhar, pois, ver o planejamento de outras pessoas, faz-nos ter uma visão mais ampla e clara do que queremos para nossa família. E ver esse planejamento sendo executado, melhor ainda. Aqui, você vai ver todas as aulas desse ano e claro que vocês podem usar muitas coisas: conteúdos, atividades, brincadeiras, experiências, pois existem semelhanças entre os pequenos. O que sugiro é apenas avaliar o momento certo para aplicar cada uma de acordo com as características de cada criança.

Então, sintam-se à vontade para acompanhar nosso dia-a-dia, brincar e estudar com a gente. Se tiverem dúvidas, podem mandar na aba “Contato” ou mesmo nos comentários de cada post. E se tiverem sugestões, idem, vou adorar recebê-las.

CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O NOSSO PLANEJAMENTO PARA 2017