Desenvolver a escuta e a percepção fonológica é muito importante, desde cedo, e os joguinhos e brincadeiras nos ajudam muito nisso. Então, segue essa brincadeira bem simples que inventamos aqui. A ideia inicial é:  uma dica + letra inicial. Assim:

O que é, o que é?
É redonda e começa com B? (fale som da letra /b/, e não o nome dela “Bê”)

R.: Bola

VARIANTES:

  • Uma dica + rima. Ex.: é um instrumento e rima com pão. R.: violão.
  • Letra inicial + rima. Ex.:começa com P e rima com Janela. R.: panela. Mas pode ser qualquer outra palavra. Se ela está certa em relação à dica, ok. Se ficar difícil acrescente outra dica como “serve pra cozinhar”.

Aqui em casa usamos o método fônico pra alfabetizar, então falamos o som da primeira letra em todas as dicas. Se você usa outro método é possível adaptar.

 Algumas sugestões:

  • Comece com objetos visíveis no ambiente em que vocês estão pra que a criança entenda a brincadeira. Aos poucos, avance, e, na primeira vez, avise: esse objeto não está aqui.
  • No começo deve ser bem fácil pra que ela consiga responder. Você também pode ajudá-la a responder a primeira. É bom que ela realize as primeiras pra se sentir estimulada. Se ela sentir que é difícil e que ela pode fracassar, talvez não tope a brincadeira.
  • É mais difícil formular uma dica do que responder. Então, comece você e faça várias. Depois passe a vez para criança perguntando “você quer fazer uma charada pra mim?”. Talvez ela não queira. Se ela não quiser continue fazendo. Ou talvez ela até peça antes de você sugerir “minha vez”. Permita.
  • Você pode usar duas modalidades: sempre comemorar os acertos de todos os participantes sem competição e elogiar “você é bom em responder dicas”, “uau! Você pensou bem nessa dica” “acertei! Sou bom também com dicas”, etc. Ou usar um sistema de competição com pontuação e etc. Essa última pode ser usada para treinar contagem, leitura e escrita dos números. Num quadro ou papel cada um pode anotar seu ponto ou mesmo fazer trocado, cada um anotando o ponto do adversário. Se houver várias crianças essa modalidade pode ser bem divertida.
  • Analise as dicas que eu dei e adapte. Se a criança for mais esperta não a segure em etapas que ela domine, avance e incremente o jogo com coisas novas. Se alfabetização estiver começando por aí, vá com calma. Se a criança sentir dificuldade ou recusar a brincadeira, pare. Retome atividades com as letras para fixação e depois, em outro momento, retome a brincadeira.
  • Brinque em qualquer lugar. Essa atividade é ótima pra usar em lugares ou dias que você não conseguiu cumprir as atividades previstas, ou mesmo como brincadeira prévias pra descontrair e preparar para uma atividade que exija mais concentração. No restaurante e no carro é um bom método para entreter e manter tudo sobre controle 😉

Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

0 thoughts on “O que é,  o que é? – Jogo de escuta fonológica”

Deixe uma resposta

Related Posts

Jogos e Brincadeiras

Jogo para memória recente e fluência na leitura

Um joguinho super fácil de fazer e com mil e uma utilidades Dá pra: Ensinar cores, letras formas etc. Brincar com sequências Treinar memória Ensinar inglês Usar pra várias idades Até Stop/adedonha dá É só Read more...

Dicas

Consultoria Homeschooling – Orientações para o Ensino Domiciliar

Com muita alegria anuncio que esse ano estarei iniciando a consultoria ❣ Várias pessoas já tinham solicitado, mas eu achava necessário me preparar melhor. Com uma bagagem de 5 anos na educação domiciliar, muita pesquisa Read more...

Linguaguem

Treino Fônico – ÃO (com alfabeto silábico)

Usamos nessa aula: Alfabeto silábico e livro Tatu-Balão de Sônia Barros, ed. Aletria. A aula é bem simples e consiste na repetição dos sons para treino da escuta. Selecionei as letras e sílabas que constam Read more...