mercúrioSeguindo no Projeto Sistema Solar com Mercúrio.

O menor de todos os planetas do Sistema Solar e um dos quatro planetas telúricos foi o nosso tema de estudo nessa aula.

Vimos que mercúrio tem uma superfície semelhante à da Lua com enormes crateras de impacto formadas há bilhões de anos, além de possuir também partes planas. Para representar as crateras ele fez buraquinhos na bola de isopor com o palito de dente e pintamos dentro deles utilizando um pincel fino e tinta cinza escuro. Na superfície plana usamos cinza claro.

Falamos sobre os movimentos de rotação e translação de Mercúrio, lembrando que ele gira em torno do Sol em menor tempo do que a Terra, mas que demora mais pra girar em torno de si mesmo

Estamos estudando noção de tempo, com uso do calendário e relógio – lembram do Relógio Interativo para Rotina? Tem sido bastante útil. E ele “domesticou” um calendário que achou perdido. Tem marcado lá todos os dias em contagem regressiva para o seu aniversário dia 26 de Abril. Rs. Acho curioso como ele tem uma ótima noção temporal. Se dissermos que vamos à praia daqui a três dias, ele saberá exatamente quando o dia chegar, sem anotar ou perguntar. Na manhã do terceiro dia acorda mais cedo e acorda todo mundo: “hoje é dia de praia”.

Há um tempo temos conversado sobre os planetas e suas características e desde que fomos ao planetário ele fixou bem que os 4 primeiros planetas são rochosos e os demais são gasosos.

Falamos que Mercúrio não possui Luas e que ele tem uma atmosfera rarefeita (pra simplificar dissemos que Mercúrio não possui atmosfera) e que, por isso, por não ter essa “barreira de proteção” como temos na terra, Mercúrio sofreu tantos impactos.

Observamos, que devido ao eixo de rotação de Mercúrio ser quase paralelo ao Sol (simulamos usando as bolas de isopor), uma parte dele nunca sofre incidência de luz solar: os polos. E que lá, possivelmente, deveria ter gelo, principalmente no fundo das crateras, como os cientistas tinham dito através das pesquisas. Conversamos e relembramos como a água é importante para que exista vida e que por isso os cientistas sempre buscam água nos outros planetas: pra descobrir se lá existe algum tipo de vida ou se há possibilidade de exploração humana.

Sempre estamos comparando os outros planetas à Terra, falando das coisas que temos aqui e são fundamentais para a vida e para o equilíbrio. A Terra, obviamente é o nosso referencial.

Conversamos bastante sobre todas as características do planeta antes de começarmos a pintar o planetinha de isopor e gravar o vídeo (chamamos o primeiro momento (a pesquisa) de “exploração espacial” e esse segundo de “hora da produção” pois esses são os dois produtos desse projeto que comprovam a existência de um estudo). Visualizamos imagens e vídeos; simulamos conceitos com objetos concretos (a rotação, dia e noite, translação, relação de tamanho e etc.)

Sobre a aula, claro que eu relembro o assunto anteriormente, sozinha, filtrando o que considero importante e possível para ele absorver com seus 4 anos de idade. Nesse momento, também separo imagens ou anoto o termo de pesquisa, vejo os vídeos, seleciono, preparo materiais, ambiente de estudo, etc. Quando estamos juntos é como se estivéssemos pesquisando juntos. Finjo não saber também. Eu sei exatamente como vou conduzir, quais imagens vou abrir, mas suscito curiosidades, tais como: “como será que se formaram as crateras de Mercúrio?” e busco respostas para que ele veja. Comporto-me como pesquisadora para estimular o autodidatismo e ele já demonstra atitudes autodidatas, buscando sozinho respostas ou, quando precisa, solicitando um adulto para ajudar.

Não esqueça que esse projeto pode ser adaptado para qualquer idade. Para os maiores é possível fazer uma pesquisa bastante ampla e aprofundada, aliando a exexução do projeto com conteúdos de robótica, física, etc, pra fazer um sistema com óbitas giratórias e lâmpadas.

Veja um resumo da aula:

Se increva no canal para receber os vídeos das próximas aulas 😉

Clique aqui para ver a aula anterior sobre o Sol, a lista de materiais do projeto e o cronograma de realização das aulas.


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

0 thoughts on “Mercúrio – Maquete Sistema Solar”

Deixe uma resposta

Related Posts

Brinquedos Educativos

Relógio Interativo para Rotina (passo-a-passo)

O objetivo desse relógio lindinho é, além de ensinar as horas no relógio analógico, criar uma rotina com a criança, estimulando assim a disciplina e o autodidatismo.

Brinquedos Educativos

Esqueleto marionete

Tem aqueles dias que são uma correria e parece que não vai ter aula nenhuma, né? Ou então a criança não se interessa pelo que você programou… Esse esqueleto salvou um dias desses aqui e Read more...

Brinquedos Educativos

O Sol – maquete sistema solar

Essa é a primeira das 9 aulas que compõem o Projeto Sistema Solar. Nas próximas aulas pintaremos os planetas em isopor e estudaremos as características de cada um.