Voltamos a construir a nossa maquete que servirá de fundo para o estudo da história do Brasil.

Enquanto construimos, estamos trabalhando alguns conceitos de ciências (sobre árvores, mar, etc), estudando o reaproveitamento de materiais e andamos brincando de fazer cores. Aqui em casa só temos (de propósito) as tintas na cor amarela, azul, vermelha, preta e branca. Com as três primeiras fazemos qualquer cor e as outras duas servem pra clarear ou escurecer criando nuances.
O passo a passo segue em fotos. Por enquanto fizemos o mar (pintado e com silicone) e a areia. Colamos areia de praia mas também pintamos pq queríamos criar essa cor legal usando as cores primárias. Fizemos folhas com espuma triturada no liquidificador e pintadas em vários tons de verde… e fizemos os troncos com arame, cobrimos de fita crepe e pintamos de marrom.

Na próxima aula vamos montar as árvores e criar um chão para nossa floresta com um aspecto mais íngreme. E já daremos início ao estudo da história do Brasil com uma aula sobre os índios e a construção de uma aldeia.
O restante da maquete vai ser construída, assim, ao longo das aulas. Não vamos colar nada, tudo será preso com arame, palito ou apenas ficará em cima, soltos, como os índios ficarão. E o cenário irá se transformar ao longo do ano, até chegar nos dias de hoje, com prédios, carros e etc.

Está sendo bem legal aprender assim, com algo prático e gradual. Certamente será fácil fixar o conteúdo.


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

0 thoughts on “Maquete do Brasil – dos índios à modernidade”

Deixe uma resposta