Material usado: alfabeto silábico.

Objetivo: treinar leitura por grupos (sílabas), sem soletrar.

Separei apenas as sílabas das palavras que ia usar na atividade (e improvisei algumas que não tinham em dobro no meu alfabeto). Hoje a atividade foi feita à mão, pois não pude imprimir. Recortei as imagens de outra atividade que eu tinha impressa e que não iria mais usar. Você pode recortar imagens de livros e revistas.

Como jogar?

  • Observe e diga com a criança o nome de todos os itens da ficha de atividades. Peça pra ela ouvir bem o som das palavras e imaginar a palavra que esses sons podem formar.
  • Explique o jogo: “vou sortear um sílaba. Quando eu mostrá-la, você a lê imediatamente. Então, vamos encontrar juntos o lugar dela no “tabuleiro” (ficha de atividade). Você pode deixar a criança participar pegando a sílaba, mas ela precisa cumprir a regra: ler a sílaba quando a sortear. Se ela sentir dificuldade de encaixar sílabas que ficam no meio ou no final da palavra, comece sorteando as sílabas que iniciam ou estabeleça a regra “se a gente não descobrir onde ela se encaixa, deixamos aqui de lado pra encaixar no final. Se no meio do jogo você descobrir onde ela vai ficar, você pode pegar”
  • Quando o tabuleiro estiver completo, leiam juntos as palavras formadas e a criança deverá escrever. Você pode usar três maneiras: 1- você deixa a palavra visível e ela copia; 2- você mostra a palavra, vocês leem, guardam a palavra e ela escreve; 3- você guarda todas as palavras e ela escreve todas. (Avalie o nível da criança e adeque).

Espero que se divirtam.

Beijos.


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

1 thought on “Sorteio de sílabas – jogo para alfabetização”

Taise Martins de Araujo · 13/03/2017 at 21:45

Amei a atividade! assim que minha filha estiver maior vou fazer a atividade.

Deixe uma resposta

Related Posts

Linguaguem

Letra Bastão, cursiva e imprensa – quando usar caligrafia?

O processo de alfabetização sempre vai ser relativo. Como tudo no aprendizado, aliás. Idade, maturidade intelectual, interesse, disposição, tempo de concentração, tudo vai influenciar na decisão de qual o momento certo a fornecer estímulos ou Read more...

Dicas

O que é,  o que é? – Jogo de escuta fonológica

Desenvolver a escuta e a percepção fonológica é muito importante, desde cedo, e os joguinhos e brincadeiras nos ajudam muito nisso. Então, segue essa brincadeira bem simples que inventamos aqui.

Linguaguem

Um livro por vez – Projeto de leitura

Esse é um dos projetos que estamos fazendo por aqui… inspirado num projetinho lindo da Família de Trigo que eles chamam de “livro da semana”. Aqui adaptei e vamos aplicar como leitura aplicada no processo Read more...