Concluído o Cronograma para o segundo semestre de 2017. Fizemos várias reformulações no nosso planejamento inicial ao longo do primeiro semestre, sempre ajustando, adaptando os horários dele aos de toda a casa e eis que a partir dessas modificações surge um planejamento para o segundo semestre.

Uma coisa é certa: planejamentos só começam a fazer sentido depois de períodos de testagem, então se você ainda não começou a praticar o homeschooling e pretende planejar suas aulas, comece com algo simples para uma semana ou, no máximo, um mês. Aplique suas teorias e observe o que está ou não dando certo: quanto tempo você consegue dedicar para preparar aulas? Quanto tempo a sua criança consegue manter a atenção? Qual o melhor horário do dia para cada disciplina? Melhor começar pelas disciplinas que exigem mais concentração ou as mais descontraídas? Você tem ajuda com as aulas ou com a casa? Como está o nível de satisfação da criança e também a sua?

Essas (e outras) perguntas ajudam você a pensar com mais clareza sobre quantas disciplinas vocês terão por dia, quanto tempo haverá para cada aula, qual o tipo de aula você pode preparar (não adianta você querer fazer aulas mirabolantes em todas as disciplinas se você não vai ter tempo de planejar essas aulas e não vai conseguir executar nada. Opte por aulas simples e eleja um ou dois projetos para aulas mais elaboradas, com maquetes e coisas assim, que você sabe que é possível encaixar no seu tempo de preparação de aula).

Não importa em quanto tempo eu faço as minhas aulas, ou quantas disciplinas eu tenho por dia. Nem tampouco o fato de outra criança da mesma idade da sua ficar sentado por mais de uma hora, concentrada. Você precisa avaliar a melhor maneira para a sua família, para o seu filho e para você. Dessa forma, se aí na sua casa as aulas não funcionam em mesinhas, mas acontecem bem com as crianças de ponta-cabeça, esse é o melhor formato pra vocês e o seu papel como mãe/pai/tutor educacional é descobrir os métodos mais eficazes para a criança a quem ensinam. As crianças se expressam, demonstram interesses, habilidades, insatisfações, e muito mais. Esteja atento a tudo isso nesse período de testagem e assim, certamente, você conseguirá pensar, claramente, num bom planejamento para vocês.

Deixo o meu cronograma, não para que copiem (e podem copiar se, tendo avaliado, acharem que ele se adequa à realidade de vocês), mas, principalmente, para inspirar e dar ideias sobre como pensar um planejamento.

Pois bem: pela manhã Aslan se mantém mais concentrado e calmo, por isso optei por deixar as principais disciplinas nesse horário. Primeiro a que exige mais concentração e depois uma mais lúdica. Os projetos têm um formato mais brincado com maquetes e experiências. 

À tarde eu fico mais ocupada com as minhas coisas pessoais e com o meu trabalho, então temos aulas mais rápidas e lúdicas. (nesse caso é ele quem se adequa à minha necessidade de tempo. Isso é importante pra que eu mantenha minhas coisas em ordem). 

Sobre as disciplinas: Temos 6 projetos que juntos e interdisciplinarmente abrangem as disciplinas de Ciências, Geografia, História, Cidadania e Ética, principalmente. Nessas disciplinas os conceitos principal sobre o qual trabalho são:

  • compreensão do mundo como um todo.
  • conhecimento sobre a existência da ciência.
  • compreensão de si mesmo (Físico, filosófico e moralmente).
  • compreensão do outro e do direito individual de cada um.
  • consciência de si e da sua relação de existência no mundo.
  • consciência de si como indivíduo em sociedade.

Para os projetos segue o cronograma para todas as aulas com início em 03/Jul e término em 22/Dez:

Clique para baixar em PDF:

E aqui o calendário de aulas fora que são aulas que acontecem fora de casa, em museus, planetários, praças, ruas, etc. Além dessas existem as aulas fora de Português que acontecem em bibliotecas, livrarias, teatros, exposições, e não estão aqui pois seguirão o ritmo da disciplina:

Para Português e Matemática não fazemos cronograma longo (no máximo para uma semana), pois essas disciplinas exigem que um conceito seja bem assimilado para que se possa inserir outro, então quem dita o cronograma é o ritmo de Aslan.

Quem quiser nos acompanhar em algum projeto, sinta-se à vontade, escreva pra mim, chama no chat do Instagram ou da página, manda fotos, etc., vai ser ótimo dividir experiências com vocês e aprender junto.

Beijos


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

3 thoughts on “Cronograma de Projetos para Homeschooling – 2017.2”

Michelli Devecchi Rolim · 04/07/2017 at 07:17

Tudo tão organizado, parabéns Enny!!! Por aqui, como eles ainda estão na escola, estou apenas testando algumas teorias… mas vou usar muito das suas dicas pra montar meu plano de aula pro ano q vem!! 😘😘😘

Shélida Calegari · 07/07/2017 at 00:11

Nossa que organização! Que capricho! PArabéns! Que Deus me ajude e me capacite dessa maneira! A minha só tem 3 anos mas ja estou aprendendo muito com você!

juliana · 27/09/2017 at 15:58

Perfeito!!! para mim que estou iniciando agora o homescooling exelentes dicas.Sem palavras….AMEI!!!

Deixe uma resposta

Related Posts

Brinquedos Educativos

CORPO HUMANO EM FELTRO – MOLDES

Inaugurando o blog, eis o primeiro projeto concluído. Corpo humano em feltro pras aulinhas de ciências. Os órgãos são removíveis, com velcro para fixação. Quem quiser se aventurar também, seguem materiais e moldes.

Dicas

Aula de Geografia: Vulcanismo

Na prática sempre se entende melhor, né? Então vamos colocar a mão na massa. (Aulinha do ano passado). Na aula falamos sobre o vulcanismo primário (vulcões ativos, como acontece a erupção, “partes” do vulcão, magma, Read more...

Brinquedos Educativos

Relógio Interativo para Rotina (passo-a-passo)

O objetivo desse relógio lindinho é, além de ensinar as horas no relógio analógico, criar uma rotina com a criança, estimulando assim a disciplina e o autodidatismo.