alinhavo2

Coordenação motora é a capacidade que temos de controle muscular e que nos possibilita realizar tarefas ou movimentos. Desde cedo a criança começa a desenvolver sua coordenação quando pega objetos, engatinha, caminha, corre, etc., e por isso é muito importante estimular e promover meios para o desenvolvimento, fortalecimento e treino muscular.

Dentro desse grupo temos outros dois: a coordenação motora grossa que implica no domínio de músculos maiores e gera movimentos grandes como andar, correr, saltar, pular, dançar, etc.; e a coordenação motora fina que exige o controle de músculos pequenos permitindo a execução de movimentos delicados e específicos tais como desenhar, pintar, costurar, abotoar, cortar com tesoura, etc. Claro que essa habilidade é imprescindível para um bom desempenho da escrita e fundamental na fase de alfabetização.

Note que a coordenação motora grossa e fina estão interligadas e interdependem, então, precisam se desenvolver simultaneamente. Não vale treinar as mãozinhas para habilidades delicadas sem que a criança tenha domínio e consciência corporal. É preciso obter tônus e isso não vai ser difícil para os pequenos tão cheios de energia. Correr, brincar, subir, descer, tudo isso é treino para o desenvolvimento da coordenação motora grossa.

Nesse entremeio vale lembrar que a psicomotricidade envolve mais do que os músculos corporais e algo fundamental para o seu desenvolvimento é o estímulo simultâneo da visão. Então, jogos e atividades que envolva tanto o controle motor quanto a percepção visual serão fundamentais nessa fase. São as chamadas “atividades visomotoras”.

Na atividade de hoje usamos uma bandeja de isopor (pode ser uma daquelas nas quais compramos frios no supermercado, ou mesmo outro material que a criança tenha facilidade de enfiar a agulha); linha, tesoura e agulha (se preferir pode usar uma sem ponta). Faça o desenho no isopor e, para facilitar inicialmente, faça os pontos ou furos onde a agulha deve entrar. Aqui fiz a traçado e os pontos; e ensinei a fazer um furo no ponto que seria o próximo para que ele soubesse onde enfiar quando estivesse no verso do isopor (isso foi um bom treino de memória e raciocínio – ele precisava lembrar de marcar o furo antes de ir com a agulha para trás e precisava pensar qual era o próximo ponto, considerando o caminho que precisava fazer). O ponto que usamos foi o ponto atrás e ele realmente me surpreendeu pela facilidade que realizou a tarefa e pelo capricho que ficou o bordado <3


Enny mara

Mãe, blogueira, homeschooler, estudante de pedagogia.

0 thoughts on “Alinhavo – Coordenação motora fina”

Deixe uma resposta

Related Posts

Brinquedos Educativos

CORPO HUMANO EM FELTRO – MOLDES

Inaugurando o blog, eis o primeiro projeto concluído. Corpo humano em feltro pras aulinhas de ciências. Os órgãos são removíveis, com velcro para fixação. Quem quiser se aventurar também, seguem materiais e moldes.

Brinquedos Educativos

Silabário Pacman – o come-sílabas

Hoje a dica é da mamãe e artesã Isa Trelosa que fez esse come-sílabas lindo para estimular a alfabetização do seu filho.

Brinquedos Educativos

O Sol – maquete sistema solar

Essa é a primeira das 9 aulas que compõem o Projeto Sistema Solar. Nas próximas aulas pintaremos os planetas em isopor e estudaremos as características de cada um.